terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

LA OTRA ESQUINA DE LAS PALABRAS


                               
A OUTRA ESQUINA DAS PALAVRAS
Ele vem chegando... (Joaquín Gálvez, escritor e promotor cultural que faz acontecer uma vez por semana sem receber honorários…) e devagarzinho coloca cada coisa em seu lugar. Sua sombra às vezes lembra a de um Beatles com sua boina de Liverpool.

Ascende a primeira luz debaixo de uma árvore frondosa no fundo do Café Demetrio em Coral Gables. Depois de desenrolar um cartaz que mais parece um estandarte artisticamente pintado com as palavras: “A Outra Esquina das Palavras”, lentamente abre-se o cenário para uma nova  apresentação cultural “gotas de cultura cubana” como comentou um amigo (Albuquerque no FB), mais que cubanas pois ali tem se apresentado gente de vários países (e sem contra indicação nem efeitos colaterais...foi o que respondi) Aos poucos as pessoas chegam e se acomodam nas mesas curtindo uma prosa gostosa de quem já se conhecem há muito tempo.

Inicia-se o evento apresentando-se a pessoa que vai compartilhar sua literatura pelo próprio Joaquín, seguido da leitura, vem às perguntas e comentários.

Eu que assistia pela segunda vez, mais que já tinha visto as imagens no FB tive vontade de repassar essa atividade cultural para a didática que é o eterno desafio dos professores e educadores e porque também me lembrei de uma professora em Gurupí - TO, que falando a meu respeito dizia que eu era capaz de fazer da água um instrumento pedagógico, uma vez que eu já o tinha feito com as pedras do jardim de uma escola... quando não tinha material concreto para executar minhas aulas.
A Outra Esquina das Palavras, então mais que atividade cultural pode ser e um momento didático e ou pedagógico. Por ali passaram e passam pessoas que quando crianças foram iguais aos nossos alunos, que nasceram com um dom...  O da linguística que desenvolvido os tornaram poetas, escritores. Esses dons que chamamos de potenciais ou habilidades a serem desenvolvidas, que segundo H.Gardner “inteligências múltiplas” e segundo F. Perrenot... Formando “Competências”, cabendo a nós professores e educadores organizar e dirigir situações de aprendizagem envolvendo os alunos nesse processo para saber cooperar, participar, liderar e partilhar uma atividade coletiva fazendo a diferença em saber falar ou em ficar quieto, que é também uma das maiores dificuldades dos educadores. Assim foi que me lembrei de quando falamos com os professores sobre um tema em Palmas - TO e outros municípios brasileiros: “Como formar Leitores e Escritores na Escola”.
Cada vez que tocamos nesse assunto entre vários comentários e sugestões sempre acabávamos no planejamento de nossas atividades ao iniciarmos um ano letivo, a preparação da nossa sala de aula como, por exemplo, os cantinhos de leitura, matemática, história, ciências como uma das rotinas de trabalho. Daí surge esta ideia hoje, porque então não fazer outro cantinho da sala ou da escola com esse nome “O Outro Cantinho das Palavras” com o objetivo de ler, escrever, observar e registrar somente pelo prazer da leitura e da escritura, sem o propósito de cobrança ou da prova.
Dar ao nosso aluno a oportunidade de conversar, questionar, expressar o que sente por meio da linguagem escrita e falada como também por gesticulação, dramatização, desenho, pintura, música... Indo mais além dos conteúdos didáticos, fazendo nossa criança mais feliz na escola. Estaremos assim desenvolvendo competências ou inteligências com atividades prazerosas evitando que elas corram o risco de se perderem em outro canto ou outra esquina escura que não seja a das palavras. Formar pequenos leitores, escritores e artistas é também superar as diferenças culturais e administrar a progressão das aprendizagens.

9 comentários:

  1. Gracias, Maria. Ese es tu cartel, de tu esquina favorita.

    Abrazos,

    Joaquin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí Joaquín! no me olvido...ese cartel como la idea ya no pertenece solo a tí!

      Excluir
  2. Muito bom minha boa amiga, a garota da outra esquina da palavra. Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos todos da outra esquina Denis,você sabe disso.Abração.

      Excluir
  3. Muito bom minha boa amiga, a garota da outra esquina da palavra. Abraco.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigada Javier,o amor vai além do orgulho...e você se tornou responsável por parte da minha história.

      Excluir
  5. Parabéns professora Lurdes, por esse seu amor a educação e ao povo brasileiro que precisa de pessoas com competência e comprometimento cívico. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriel,penso que mais que amor ...é paixão mesmo por ensinar.E como diz o grande Vasco Moretto "A competência é uma obra prima inacabável...é um eterno desafio."
      Abraços.

      Excluir