segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PAZ NAS ESCOLAS



“Trabalhando com Ética e Cidadania em Prol da Paz nas Escolas”. Este é um tema que deveria ter continuidade todos os anos na educação tanto no DF quanto em todos os municípios brasileiros. Haja visto que atualmente nossos professores encontram dificuldades para lidar com o dia a dia nas escolas. Lí numa reportagem que alguns professores acabam sendo reféns de seus alunos e que outros se encontram licenciados tratando de enfermidades, síndromes, exaustão e sem vontade de voltarem às salas de aulas. O mesmo acontece com nossos alunos que também se tornam reféns de um sistema de educação, de política e economia onde os valores são esquecidos tornando a escola a principal responsável pela formação da cidadania. “O aluno está sendo tratado como indivíduo ou sujeito de sua história?” Os alunos também têm medo ora de seus professores, ora de seus próprios colegas de classe e perdem a vontade de ir para a escola. PAZ nas escolas não depende de combate à violência, mas sim de saber administrar conflitos como princípio fundamental, acompanhados das três letras básicas (PAS) segundo Vasco Moretto, que é a relação entre Professor x Aluno x Sociedade. É preciso saber mobilizar recursos cognitivos  como a capacidade de administrar o seu emocional  e o emocional do aluno diante de um problema(AE), compreender os valores culturais que dão sentido à linguagem e que torna a situação relevante num contexto (VC), dominar as linguagens específicas relacionadas a um contexto(L),ter conhecimento de conteúdos relacionados à situação (C) e habilidades (H) no sentido de saber fazer para resolver a  situação com seus  alunos. 
Em 2001 depois de um levantamento feito nas escolas do DF diagnosticou-se alto índice de violência e de desconhecimento do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) por parte dos educadores e seguranças. Visando amenizar tal situação o Governo do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Educação, Subsecretaria de Educação Pública, Diretoria de Apoio Pedagógico, Gerência de Apoio Psicopedagógico, Núcleo de Orientação Educacional e Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação realizaram o Projeto PAZ NAS ESCOLAS envolvendo várias regionais de ensino, professores, alunos e comunidade. Para a execução do projeto nós professores tutores fizemos um curso com Certificado de Extensão na Universidade Nacional de Brasília (UNB) de “EDUCAÇÂO PARA A PAZ” com a professora Rosângela do Departamento de Teorias e Fundamentos com encontros uma vez por semana. Daí seguíamos para repassar o curso no período de 04/04/2001 à 01/12/2001 para pelo menos 60 professores por Regionais nos turnos matutino e vespertino e que após as aulas repassavam as ações para suas escolas ,que por sua vez repassava à todos os profissionais de educação,alunos ,pais e comunidade. Minha participação no projeto foi na Gerência Regional de Ensino do Gama, no Centro de Ensino Fundamental 05 pela tarde às quintas feiras, com professores dos Centros de Ensino Fundamental (CEF) e Escolas Classes (EC), respectivamente CEF 01- 02 - 05 - 07-12 e EC 07 e 16. Também participou pela manhã a professora Consolação e as advogadas Climene e Shirley trabalhando com o Módulo IV - Princípios, Diretrizes e Normas do ECA. É gratificante Lembrar esse trabalho feito com muita harmonia em busca da paz dentro de cada um de nós e depois transmitir aos outros . No final do curso cada escola apresentou um projeto para ser executado a partir de 2002.
“Foi muito bom participar dessa história,o que passou, passou e o que ficou permanecerá para sempre.”  Dedico esse texto à minha filha Juliana que participou comigo fazendo atividades de meditação do OSHO com os professores e me deixou esse pensamento antes de partir..

Nenhum comentário:

Postar um comentário