quinta-feira, 21 de outubro de 2010

APORÉ


Vasco Moretto disse que “competência é uma obra prima inacabada, um eterno desafio à nossa vontade de contínua transformação”.
Além do interesse na participação do curso os professores de Aporé ainda demonstraram a necessidade de mais tempo para aprofundamento dos temas abordados.
Aporé fica às margens do rio Aporé que separa o Estado de Goiás de Mato Grosso do Sul, na Região Centro Oeste do Brasil, com uma população pouco mais que 3.451 habitantes. Lá estive ministrando curso para professores de Ensino Fundamental envolvendo Educação Infantil à 5º ano de 27/08 à 01/9/2007. Chegar à cidade foi um pouco complicado, meu ônibus atrasou e tive que seguir para Mato Grosso do Sul e tomar um taxi para chegar a tempo de iniciar o curso de 48 horas para 40 professores. Fui muito bem recebida pela Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal junto aos professores e servidores do município que cuidaram muito bem do nosso espaço e alimentação durante o curso. Além dos conteúdos abordados como Alfabetização e Letramento/Competência do Professor/Organização dos Espaços da Sala de Aula/Planejamento e etc. realizamos oficinas pedagógicas de Literatura, Produção de Texto, Leitura e Interpretação. Contamos com a presença da Secretária de Educação e do Senhor Prefeito daquela época em visita ao curso e compartilhando do almoço que cada dia tinha um cardápio diferente, bem goiano com comidas típicas da região. 
Pela tarde depois do curso dava para conhecer um pouco da cidade caminhando e um dos lugares mais bonitos é a ILHA onde vive a professora Cleonice. A parte do curso que mais se destacou em minha opinião foi a aplicação de jogos no processo de ensino-aprendizagem e a dramatização de histórias como forma de motivar a permanência do aluno na escola de maneira prazerosa.
Saudades de todos vocês aí em Aporé e quem sabe como diz o cantor” qualquer dia a gente ...vai se encontrar”...? “”

2 comentários:

  1. Maria Verônica de Medeiros26 de outubro de 2010 17:50

    Amei Maria de Lourdes, lembrar desse encontro foi demais beijos..... Verônica

    ResponderExcluir
  2. Maria de Lourde criei meu blog me visita e faça parte dele.
    O endereço é professoramariaveronica.blogspot.com
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir