sábado, 10 de novembro de 2012

SÃO JOAQUIM-SC

Foi em fevereiro de 2006 que três professoras e eu fomos para São Joaquim no Estado de Santa Catarina, a cidade mais fria do Brasil, realizar mais um curso organizado pelo IEC. Apesar do frio que sentimos ao contrário dos professores de lá, que viviam pleno verão catarinense, conseguimos dar o curso em  duas semanas.Fiquei com uma turma de 20 professores de 1ª a 4ª séries de Ensino Fundamental .Realizamos atividades  partindo da realidade daquele lugar seguindo a programação e conteúdos abordados ,previamente solicitado pela Secretária de Educação .

Durante a abordagem da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferrero, o professor de música Luis Aguinaldo Nunes muito interessado nessa postura pedagógica, aplicou o teste dos níveis de aprendizagem no seu filho de seis anos, levando-o depois á sala de aula do curso para juntos, analisarmos aquele diagnóstico. Foi muito boa essa situação apresentada, porque daí partiu-se para a elaboração de atividades, estimulando os professores a provocarem desafios para ajudar a criança desenvolver seu raciocínio lógico e conseqüentemente avançar de nível.
                                      
Momento gratificante aconteceu também quando menino tocou violão e cantou junto com o pai  a música “Mulher chorona”: êita mulher chorona...chora que nem sanfona!Lembro-me do que o professor disse durante o curso, que ele queria alfabetizar seu filho naquele ano.
Os professores, surpreendidos pela maneira do menino brincar jogando com as letras e palavras, não tiveram dúvidas de que os temas abordados naquele curso, de fato muito contribuíram para seus trabalhos em classes de alfabetização e continuidade.

Outra situação real vivida foi uma visita com planejamento elaborado, às plantações de maçã daquela região, que depois, pudemos elaborar atividades práticas de sala de aula como planejamento de excursão, técnicas de pesquisa, produção de textos e relatórios.

E foi assim durante todo tempo, os conteúdos fluindo de maneira prática e objetiva, como também o “Carnaval na Escola” sugerindo outra proposta pedagógica, interdisciplinando diversas áreas como artes,história, geografia, matemática e etc. Os professores confeccionaram suas fantasias e instrumentos simulando serem seus alunos e contextualizaram a oficina pedagógica.
Realizamos também várias outras oficinas de confecção de material didático com técnicas de aplicação e fundamentação teóricas, do interesse e necessidades dos professores, que pretendo posteriormente falar sobre elas.
Além do curso, no final de semana que passamos em São Joaquim, o Prefeito da cidade, colocou a nossa disposição, carro e motorista ,para conhecer a Serra Gaúcha, e nos recebeu em sua residência com um jantar á moda daquela região.

Nossa despedida do curso foi abrilhantada pela Banda de Música do “CAIC Fúlvio Amarante Ferreira” composta por alunos e dirigida pelo professor Luis Agnaldo Nunes, local onde aconteceu o evento. Ainda recebemos o CD de músicas tocadas, torta de maçã, caixas de ameixa e maçãs frescas.

                                                    Salve,Salve  São Joaquim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário