sexta-feira, 6 de maio de 2011

CAMPOS ALTOS E SANTA ROSA DA SERRA

Depois de Bom Despacho, Vera Vianna e eu encontramos com Claudia e fomos para a Serra da Canastra na cidade de Campos Altos MG, que em parceria com Santa Rosa da Serra realizaram também o curso de Capacitação do Projeto “Ações Educativas Complementares”.  Com os mesmos objetivos e conteúdos determinados para a execução do Projeto e visando como sempre a permanência do aluno na escola, evitando conflitos e violências dentro ou fora delas.


Lá nesse cantinho mineiro, além desse projeto os professores estavam com o Programa de Educação de Jovens e Adultos com apoio e financiamento do Ministério da Educação e do Desporto, porém com dificuldades em executá-los, decorrente da falta do material didático específico. Necessitando os professores orientação sobre a Proposta Curricular para o 1º Segmento do Ensino Fundamental cujo objetivo era atender esse alunado encaminhando-os ao mercado de trabalho. Então para dar apoio ao trabalho desses professores em sala de aula elaboramos um planejamento específico para o curso que atendesse ao mesmo tempo os dois projetos “Brasil Alfabetizado” e “Ações Educativas Complementares”.
Para cada conteúdo específico das Ações Educativas foram trabalhados outros conteúdos seguindo as necessidades dos professores:
  • Letramento / Educação Alfabetizadora e Aquisição da leitura e da escrita.
  • Temas Geradores: construção de uma nova proposta construtivista.   
  • Relação Professor x Aluno x Sociedade / Competências do Alfabetizador.
  • Planejamento numa proposta construtivista / Oficina de Produção de planos de aula.
  • Avaliação / Instrumentos de uma avaliação.
  • Oficina de construção de atividades para um processo de alfabetização partindo dos temas geradores.
  • Psicogênese da língua escrita, Emília Ferreiro.
  • Oficinas de Literatura e Produção de textos integrados.
Destes temas o mais destacado foi o trabalho com “Temas Geradores” que deu aos professores a oportunidade de levantarem três temas perante as ações educativas que foram: FAMILIA-ESCOLA e BONECA NA MOCHILA sendo este último baseado no filme exibido para análise dando ênfase ao preconceito e discriminação dentro da escola e na família.
Depois de levantados os temas partiram para a didática seguindo as experiências de Emilia Ferreiro e Paulo Freire e assim cada grupo foi elaborando atividades específicas dos subtemas, tirando palavras significativas para serem geradoras de um processo de alfabetização e letramento segundo sugestões de atividades da educadora Esther Pilar Grossi.
Em minha opinião um trabalho pedagógico bem realizado é também uma ação educativa que pode evitar conflitos, violência e evasão nas escolas.
Ao terminar este trabalho, já na SECAD, continuei avaliando e analisando projetos. Após elaborar o relatório final do curso, este foi colocado na sala 106 do prédio do Conselho Nacional de Educação (Departamento SECAD / AEC), para que pudesse ser apreciados por todos os analistas. E enviei a carta seguinte carta a os queridos professores destas cidades:
SAUDAÇÕES
Já imaginava que seria mesmo um trabalho belíssimo de vocês ai em Campos Altos. Pelo nosso convívio, pelo que vocês demonstram serem capazes, quando refletimos juntas, planejamos, conflitamos, discutimos nossas hipóteses e aplicamos novos conhecimentos. Valeu meninas! É isso ai, minha carta é musicada, basta imaginarem e sentirem aquela música que vocês mais gostaram. Vera está ai com vocês e pode falar da nossa alegria e também de quanto estamos atarefadas com a educação, e eu particularmente com Ações Educativas Complementares. Já está exposto o relatório de Campos Altos na sala 106 do prédio do Conselho Nacional de Educação (Departamento SECAD / AEC).
É o primeiro trabalho que demonstrou a aplicação das Ações e foi visto por meio das mãos desta professora que ai esteve como instrutora do curso de capacitação.
Estou ai com vocês, a partir daquele momento com a IAMBRASIL fazendo a Educação.
Abraços,
Maria de Lourdes Rezende


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